28/05/2011

Capítulo IX - Parte II - MAJOR JOSÉ MARIA DA FONTOURA PALMEIRO E SUA DESCENDÊNCIA

4. Vera Beatriz Falcão de Azevedo


Vera Beatriz Falcão de Azevedo
X Dr. José Antonio Ponzi
* 18 de novembro de 1929, + 15 de junho de 2007
 Bacharel em Direito. Ingressou na Procuradoria-Geral do Estado, em caráter efetivo,  no cargo de Advogado de Ofício, Classe “A”, 1967. Atuou no Serviço de Assistência Judiciária no interior do Estado em Vacaria, Bento Gonçalves, Cruz Alta, Caxias do Sul, atuando nesta, última como coordenador. Prestou assessoramento jurídico junto à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Pela Emenda Constitucional n.º 10/1979, o cargo de Consultor Jurídico passou a denominar-se Procurador do Estado. Aposentou-se como Procurador do Estado, Classe “D”, em 1981.

Filhos:

1) José Antonio de Azevedo Ponzi (cf. adiante)
2) Luis Filipe de Azevedo Ponzi (cf. adiante)


1) Dr. José Antonio de Azevedo Ponzi


Dr. José Antonio de Azevedo Ponzi

Advogado
X Thais Teresinha Cavagnolli
Foi por muitos anos funcionária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Tem filhos.

2) Dr. Luis Filipe de Azevedo Ponzi


Dr. Luis Filipe de Azevedo Ponzi
É advogado.
X Eveline Corsetti
Tem filhos


§ 6. Astrogildo Palmeiro de Azevedo


Astrogildo Palmeiro de Azevedo
* Cruz Alta a 17 de dezembro de 1900, + em Passo Fundo a 21 de fevereiro de 1976

Uma interessante nota biográfica sobre Astrogildo Palmeiro de Azevedo – na verdade diz respeito também a seus irmãos e a seus filhos – encontra-se no blog de Evandro Azevedo, seu filho: cf. http://tabelionatos.wordpress.com/2009/05/05/tabeliao-e-registrador-com-muita-honra/  (acessado a 6.6.2022):

Natural de Cruz Alta, nasceu em 17 de dezembro de 1900. Dez anos depois, seu pai, Luiz Augusto de Azevedo, transferiu-se para Porto Alegre, levando mulher, filhas e os filhos Vitor Hugo, Rosvaldo, Dagoberto, Olmiro, Armando e Astrogildo, para assumir o Primeiro Cartório de Notas da Capital.
Com exceção de Vitor Hugo, todos os irmãos trabalharam no 1º Cartório, exercendo as funções de ajudantes do Notário. Em 17 de dezembro de 1.921, Astrogildo, o mais moço, completou sua maioridade civil e também passou a exercer essa função. Seu primeiro ato praticado foi à lavratura de uma escritura de emancipação que foi transcrita no Livro nº 61 de Contractos, na página 14 e 14 v. Esse ato foi subscrito por seu pai, Luiz Augusto.


Com o falecimento de seu pai Luiz Augusto, assumiu interinamente o Cartório, o Dr. Olmiro Palmeiro de Azevedo, enquanto Astrogildo, filho mais moço, mudou-se para Erechim (RS), onde foi trabalhar no 1º Tabelionato de Notas, exercendo as funções de ajudante do Notário em 1.923. Mais tarde, Astrogildo, transferiu-se para Passo Fundo (RS), onde também exerceu as funções de ajudante dos 1º e 2º Notários, respectivamente Ruy Vergueiro e Honorino Malheiros, em 1.924.

Três anos depois, Astrogildo Palmeiro de Azevedo foi nomeado pelo então Presidente do Estado Dr. Getúlio Dornelles Vargas e assumiu vitaliciamente em 19 de junho de 1.927, o Cartório dos Registros Especiais de Passo Fundo. Exerceu essa função até 17 de dezembro de 1.970, tendo completado 49 anos de atividades cartoriais e 70 anos de idade, quando aposentou-se.

Com sua aposentadoria, assumiu a interinidade do Cartório, sua esposa Dalva Nogueira de Azevedo, que com competência e dedicação exerceu o cargo até 24 de outubro de 1.973. No dia 25 de outubro de 1.973, foi substituída pelo filho Evandro Nogueira de Azevedo, sub-oficial do mesmo Cartório e que foi aprovado em Concurso Público, de provas e títulos, para Oficial do Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelião de Protesto de Títulos, realizado em Santa Maria (RS). Evandro exerceu suas funções de Oficial dos Registros Especiais de Passo Fundo (RS) até 04 de junho de 2.003 e nesta data foi substituído por Silvia Nöthen de Azevedo, que exerceu  o cargo de Tabeliã de Protesto de Títulos, Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Atualmente, Evandro Nogueira de Azevedo, é o Titular do 1º Tabelionato de Protestos de Títulos de Porto Alegre.

FONTE: Tabeliães e Tabelionatos do Rio Grande do Sul : Colégio Notarial do Brasil – Secção RS. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=575082
X com Dalva Nogueira de Andrade, * a 28 de janeiro de 1915

Filha de Octavio Nogueira de Andrade (1872-1939)) e de Eutália Martins (1882-1933). Neta de Jeremias Nogueira de Andrade (* São José dos Campos, Caçapava, 1844) e de Maria Nogueira de Andrade; e de Francisco Antonio Martins. Bisneta de Belarmino José Nogueira de Andrade (* S. José dos Campos, Caçapava) e de Laufrida Alves de Jesus (* São Francisco de Paula, MG); de José Nogueira de Andrade (* Cruz Alta, 1853) e de Felisbina de Moura e Silva. Trineta de Manoel José Nogueira de Andrade e de Ana Maria Carneiro. Laufrida era filha de Leonardo José Ferreira e de Maria Alves de Jesus.

Para a genealogia de Dalva Nogueira de Andrade cf. o site GeneAll.net (asses. 13.6.2011):

Filhos:

1. Luiz Juarez Nogueira de Azevedo (cf. adiante, 1.)
2. Evandro Nogueira de Azevedo (cf. adiante, 2.)
3. Vilson Otávio Nogueira de Azevedo (cf. adiante, 3.)
4. Régis Nogueira de Azevedo (cf. adiante, 4.)
5. Beatriz Maria de Azevedo (cf. adiante, 5.)
6. Astrogildo Nogueira de Azevedo (cf. adiant, 6.)


1. Dr. Luiz Juarez Nogueira de Azevedo


Dr. Luiz Juarez Nogueira de Azevedo
* em Passo Fundo a 18 de agosto de 1940

Formado na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (1964) é mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2003). Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, a partir de 1968. Nela regeu as cátedras de Introdução ao Direito, Filosofia do Direito, Direito Administrativo, Direito do Consumidor e Direito Comunitário e do Mercosul.

Foi também procurador do Estado do Rio Grande do Sul (1967-1987), consultor-geral do Estado do Rio Grande do Sul (1979), membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (1985-1987).

Como advogado, suas áreas de atuação são o Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Civil e o Direito Processual Civil. Sua dissertação de mestrado, na qual obteve o grau máximo, versa sobre o controle externo do Poder Judiciário. Sua produção científica, sobre temas de Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Público, Direito Privado e Direito Processual encontra-se publicada nas revistas da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul e na Revista dos Tribunais. Fonte (acessada a 13.6.2011):

Homenageado em 2008 com a Comenda Osvaldo Vergara, a mais importante distinção da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Rio Grande do Sul.
X Iracy Lourdes Palma, * 17 de julho de 1941
Filha de Antonio Palma Sobrinho (1911-1988) e Iracema Castelli (1918-1998). Neta de Giulio Palma (* 1874) e de Regina Capellato e de Alessio Giovanni Castelli (* 1896) e Leopoldina Kich (* 1896). Bisneta de Bortolo Palma e de Giacomina Schivo.

Filhos:

1) Luis Aurélio Palma de Azevedo (cf. adiante, 1) )
2) Luciano Palma da Azevedo (cf. adiante, 2) )
3) Letícia Palma de Azevedo (cf. adiante, 3) )


1) Dr. Luis Aurélio Palma de Azevedo


Dr. Luis Aurélio Palma de Azevedo
* 17 de novembro de 1965
Advogado em Passo Fundo.
X Michela Caron
Filha de Décio Adelki Caron e de Zelci Lurdes Raimundi Leite

Filha: Maria Luisa Caron de Azevedo, * 29 de agosto de 2008


2) Deputado Luciano Palma de Azevedo


Deputado Luciano Palma de Azevedo
* em Passo Fundo a 25 de maio de 1969


Formou-se advogado e jornalista pela Universidade de Passo Fundo. É radialista e apresentador do programa Sem Segredo, da Rádio Uirapuru AM, nas manhãs de sábado, das 9h30 às 11h.  Sua trajetória política começou em Passo Fundo, onde foi eleito vereador em 1992, reeleito em 1996 e em 2000. Em 1997 e 1998, presidiu a Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual em 2006 com 30.929 votos, sendo 22.020 em Passo Fundo, a maior votação já obtida por um deputado estadual na história da cidade. Atua na defesa da transparência no setor público e no combate ao desperdício de dinheiro público. É autor do projeto que prevê o fim da pensão vitalícia a ex-governadores do Estado. Integra o PPS – Partido Popular Socialista desde 2001. Foi reeleito deputado estadual em 2010.
X Roberta Baldo
Filha de Otávio Baldo e Teresinha ....É professora do Colégio Notre Dame, de Passo Fundo.

Filha: Mariana Baldo de Azevedo, * 12 de julho de 2009


3) Letícia Palma de Azevedo


Letícia Palma de Azevedo
* 8 de julho de 1978
X  Dr. Pablo Santiago
Filho de Carlos Fabrício Santiago e Maria Clara Gelatti. É médico oncologista em Passo Fundo.

Filhos:

(1) Isabela de Azevedo Santiago, * 22 de dezembro de 2007
(2) Martin de Azevedo Santiago, * 22 de dezembro de 2007 (gêmeo do anterior)


2. Evandro Nogueira de Azevedo


Evandro Nogueira de Azevedo
* Passo Fundo a 17 de março de 1942
É o titular do 1º Tabelionato de Protestos de Títulos de Porto Alegre.


X com Silvia Schnell Nöthen


Filha de Samuel Salem Nöthen e Zilda Arceli Schnell. Neta de Olavo José Nöthen e Ruth Ibrahima Salem

Filha: Janesca Nöthen de Azevedo (cf. abaixo)


Janesca Nöthen de Azevedo


Janesca Nöthen de Azevedo
* 7 de agosto de 1976


X Juliano de Almeida Lima
Filho de Tales Duara Lima

Filho: Evandro de Azevedo Lima


3. Dr. Vilson Otávio  Nogueira de Azevedo


Dr. Vilson Otávio Nogueira de Azevedo
* 1º de outubro de 1943
Advogado.
X com Ilce Schleder de Quadros
Filha de Valdomiro Schleder de Quadros e de Luiza ....

Filhos:

1) Carine Schleder de Azevedo
2) Jeferson Alexandre Schleder de Azevedo


4. Régis Nogueira de Azevedo


Régis Nogueira de Azevedo
* a 2 de agosto de 1905
X Cecilia Menezes
Filha de Octacilio Silveira de Menezes e Araci Schleder Silveira do Amaral

Filhos:

1) Régis Augusto Menezes de Azevedo (cf. adiante, 1) )
2) Milene Menezes de Azevedo (cf. adiante, 2) )
3) Renata Menezes de Azevedo


1) Régis Augusto Menezes de Azevedo


Régis Augusto Menezes de Azevedo

Filho com Dafne Schaeffer: Arthur Schaeffer de Azevedo, * 2006


2) Dra. Milene Menezes de Azevedo


Dra. Milene Menezes de Azevedo
Advogada.

Filho com o Dr.  Luiz Fernando Menezes de Oliveira:


Luiz Fernando Menezes de Oliveira
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS em 1996, com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2003). Diplomado pela Organização das Nações Unidas no curso ONU/Empretec® - edição 2001. Foi membro da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul 2004/2006

Filha:  Julia Azevedo de Oliveira


5. Profa. Beatriz Maria de Azevedo


Profa. Beatriz Maria de Azevedo
* 29 de novembro de 1950
Formada em Psicopedagogia e Fundamenos Metodológicos da Educação pela Universidade de Passo Fundo, é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves.
X Antõnio Leonar Viríssimo, * em Braga, Portugal, + em Passo Fundo em 2004
Filho de Jesus Virissimo e Elvira Breitenbach

Filha: Vivian de Azevedo Virissimo
Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2006) e mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) na linha de pesquisa Processos e Produtos Jornalísticos. Desenvolve pesquisas com o tema “apuração jornalística na internet” e participa do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital (Lapjor) (2011).



6. Astrogildo Nogueira de Azevedo


Astrogildo Nogueira de Azevedo
* a 25 de agosto de 1955
Titular do Tabelionato de Protesto e Oficio de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas, de Passo Fundo.
X  Loreni de Fátima Siqueira

Filhos:

1) Leonardo Siqueira de Azevedo
Formado em Educação Física?
2) Guilherme Siqueira de Azevedo
3) Larissa Siqueira de Azevedo


§ 7. Armando Palmeiro de Azevedo


Armando Palmeiro de Azevedo
* Cruz Alta, 18 de dezembro de 1901
X com Elvira Martinez de Paoli

Filho: Luiz Antônio de Paoli Azevedo (cf. abaixo)


Dr. Luiz Antônio de Paoli Azevedo


Dr. Luiz Antõnio de Paoli Azevedo
* 1936
Advogado. Agraciado com a Comenda Dirceu Pinto, da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (1996). É autor de um “Manual do Avicultor”.
X Dra. Marília de Oliveira
Filha de Camerino Teixeira de Oliveira.
Bacharel em Direito. Ingressou na Consultoria Geral do Estado, no cargo de Consultor Jurídico, em 1967. Atuou junto ao Serviço de Assistência Jurídica aos Municípios, na Divisão de Assistência Jurídica, na qual exerceu a função de Chefe de Serviço e também na Procuradoria do Domínio Público Estadual. Segundo a EC nº 10/79 o cargo de Consultor Jurídico passou a denominar-se de Procurador do Estado. Aposentou-se como Procurador do Estado em 1991

Filho: Dr. Luiz Eduardo Oliveira de Azevedo.
Bacharel em Direito. Promotor Público.


§ 8. Judith Palmeiro Azevedo


Judith Palmeiro Azevedo
X com José Carlos da Costa Monteiro

Filhos:

1. Senges de Azevedo Monteiro (cf. adiante, 1.)
2. Carlos Augusto de Azevedo Monteiro


Senges de Azevedo Monteiro


Senges de Azevedo Monteiro
* 31 de outubro de 1930
X José Bandeira de Tolla

Filhos:

1) Fernanda Monteiro de Tolla
2) Luciano Monteiro de Tolla


§ 9. Corina de Azevedo


Corina de Azevedo
X João Mastrotti Filho

Filhos:

1. Zizi de Azevedo Mastrotti
2. João Luiz de Azevedo Mastrotti


§ 10. Jenny Palmeiro de Azevedo


Jenny Palmeiro de Azevedo
X José Carlos da Costa Monteiro?
 (Nossa fonte para a descendência de Corina da Fontoura Palmeiro e Luiz Augusto de Azevedo  é o site português GeneAll.net:http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=573311
Ele comete, porém, um claro equívoco dando a Jenny e a Judith Palmeiro de Azevedo um mesmo marido e mesmos filhos. Fica a  questão: afinal José Carlos da Costa Monteiro é o marido de Jenny ou de Judith? E que quem são os filhos Senges e Carlos Augusto?)


II. Manoel da Fontoura Palmeiro


Manoel da Fontoura Palmeiro
X Maria José Lindeston
Filha de João Lindeston e de Felisberta Ramos;  neta paterna de Johan Lindstrom e Joaquina Carlota Ribeiro; neta materna de Manuel da Silva Ramos e de Eugênia Barbosa da Silva.
[o nome da familia será Lindeston (cf. GRG e site GeneAll.net) ou Lindstrom?]

Filhos:

§ 1.José +
§ 2. João +
§ 3. Israel +
§ 4. Alice
§ 5. Manoel
§ 6. Silvia Lindeston Palmeiro (cf. abaixo, 1.)
§ 7. Cinira
§ 8. Alamiro +
§ 9. Armando +
§ 10. Carlos
§ 11. Consuelo Lindeston Palmeiro  (cf. abaixo, 2.)


§ 1. Silvia Lindeston Palmeiro


Silvia Lindeston Palmeiro
+ em Porto Alegre a 3 de dezembro de 1967
X João Fernandes da Costa

Filhos:

1. Célia Palmeiro da Costa (cf. abaixo)
2. Francisco Palmeiro da Costa (cf. abaixo)


1. Célia Palmeiro da Costa


Célia Palmeiro da Costa
* em Porto Alegre a 9 de maio de 1911, + ali a 29 de abril de 1994
X Lourivaldino Fagundes Furtado

Filho: João Carlos da Costa Furtado


2. Francisco Palmeiro da Costa


Francisco Palmeiro da Costa
X Suzana Souza Kaufmann

Filha: Silvia Kaufmann da Costa (cf. adiante)


Silvia Kaufmann da Costa


Silvia Kaufmann da Costa
* em Porto Alegre a 16 de setembro de 1939 com  José Antônio Leão de Medeiros, * em Porto Alegre a 26 de agosto de 1942.

Filho de Poty Irineu Cachapuz de Medeiros (Lavras do Sul, 1903-1978) e de Yedda Rihl Leão (1909-1952). Poty Medeiros foi um conhecido político e intelectual, de familia originária  do Rio Grande do Norte, mas que radicou-se no Rio Grande do Sul. Exerceu vários cargos públicos. Como político integrou a UDN-União Democrática Nacional, sendo deputado estadual (1969-1963). Foi durante muitos anos presidente no Rio Grande do Sul da Liga de Defesa Nacional. Faleceu como ministro do Tribunal de Contas, tendo sido seu presidente. É nome de ruas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro e de escola  na capital gaúcha.

José Antônio Leão da Medeiros é neto paterno de José Bernardo de Medeiros Junior (Caicó, RN, 1874-Porto Alegre 1954) e de Clotilde (d. Coló) Barros Cachapuz (Bagé 1883- Porto Alegre, 1965). Neto materno de Manoel Leão e de Amália Rihl. Bisneto paterno de José Bernardo de Medeiros (1837-1907), senador pelo Rio Grande do Norte, e de Paulina Engrácia Fernandes (1844-1893);  de José de Barros Cachapuz e de Elisiária Rodrigues.

Cf. o site “Descendentes de Zé Bernardo e Paulina Engrácia” (acessado dia 19.6.2011):

Delegado de Polícia. Foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (2001-2005).


Filhos:

(1) Ana Carolina da Costa Medeiros (cf. abaixo, (1) )
(2) José Augusto da Costa Medeiros (cf. abaixo, (2) )
(3) Heloisa da Costa Medeiros (cf. abaixo, (3) )


(1) Ana Carolina da Costa Medeiros


Ana Carolina da Costa Medeiros
* em Porto Alegre a 20 de janeiro de 1972
X em Toms-River/NJ, Estados Unidos, a 12 de setembro de 1998 com Justin Antony Citta, * Toms-River/NJ, a 30 de maio de 1970

Filhos:

A. Dylan Antony Citta, * Toms-River, a 6 de maio de 2003
B. Isabella Grace Citta, * Toms-River a 5 de março de 2007


(2) José Augusto da Costa Medeiros


José Augusto da Costa Medeiros
* em Porto Alegre a 4 de outubro de 1974
X em Porto Alegre a 4 de outubro de 2000 com Juliana Ibarra, * em Porto Alegre a 9 de agosto de 1974


(3) Heloisa da Costa Medeiros


Heloisa da Costa Medeiros
* em Porto Alegre a 29 de abril de 1977 com Francisco Lomba Vea, * Cádiz, Espanha, a 3 de dezembro de 1976


§ 2. Consuelo Lindeston Palmeiro


Consuelo Lindeston Palmeiro
X Josino Brasil

Filha: Rejane Palmeiro Brasil (cf. abaixo)

Dra Rejane Palmeiro Brasil

Dra. Rejane Palmeiro Brasil
* ....
Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul (já aposentada em 2011) e advogada especialista em Direito de Família. Nos anos 1980 atuou combativamente na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Rio Grande do Sul, tendo sido 1ª secretária e presidente da Comissão de Direitos Humanos desta instituição. Em 1986 foi Superintendente do INCRA e, no período de março a outubro de 1987, Secretária de Justiça do Estado.

Rejane Brasil Filippi é autora do livro “Evolução do concubinato – vista pelos Tribunais”, Editora Sulina, Porto Alegre, 1998.













X com o Dr. Adaury Pinto Filippi, * em Santa Maria, RS, em 1926, + em Porto Alegre a 16 de novembro de 2011 (divórcio)

Filho de João Celeste Filippi e de Bixestina ... Foi lider estudantil, advogado, procurador do Estado e deputado estadual.
Viveu e fez os primeiros estudos em Jaguari. Cursou o ginasial profissionalizante na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria e o secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, já em Porto Alegre. Nessa época foi presidente do Gremio Estudantil e presidente da UGES – União Gaúcha de Estudantes Secundários. Aluno da Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Sul, foi presidente do Conselho da FEURGS – Federação dos Estudantes da Universidade.
Foi vereador em Porto Alegre e chegou a presidir a Câmara Municipal. Quando deputado estadual pelo Partido Social Progressista (PSP), foi vice-presidente da Assembléia em três sessões legislativas.Foi secretário do Govêrno, da Indústria e Comércio e da Educação.
Foi agente da Companhia Nacional de Navegação Costeira e coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Rio Grande do Sul..
Na área do Direito, foi Procurador do Estado, professor do Curso Machado de Assis, consultor jurídico do Estado, presidente da Associação dos Consultores Jurídicos do Estado do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Congresso Nacional de Procuradores do Estado.
Foi presidente da Sociedade Recreativa e Cultural Amigos de Jaguari, presidente do Conselho e da diretoria executiva da Associação Comunitária  Jardim Princesa Isabel, diretor administrativo, secretário geral e conselheiro do Clube do Comércio, em Porto Alegre, e conselheiro do Grêmio Futebol Clube.

Filhos:
1)  Adriana Brasil Filippi
2) Andre Brasil Filippi
3) Adaury Pinto Filippi Júnior
       3 netos de Adaury Pinto Filippi: Ryan, Nicole, Antônio


0 comentários:

About This Blog

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP